Você tem a “vista cansada”?
Você já se pegou esticando o braço para conseguir ler alguma coisa com letras pequenas ou percebeu a visão meio embaçada ao tentar ver as coisas de perto? Isso acontece frequentemente com pessoas na meia idade, e chega até a ser motivo de piadas entre amigos e parentes.
Essa visão diferente, com dificuldade de focar em objetos com rapidez, complicações para a leitura e especialmente na hora de enxergar algo bem de pertinho pode ser sintoma da presbiopia, uma condição muito comum – e que pode ser também bem incômoda, caso não seja tratada da forma correta.
Também chamada de “vista cansada”, essa piora na qualidade da visão faz parte do processo de envelhecimento natural do corpo – ou seja, vai acontecer com praticamente todos nós. Os músculos ciliares, que controlam a “lente” dos olhos – o cristalino – e o foco da visão, passam a funcionar com menos eficácia devido à idade e a nitidez das imagens fica prejudicada.
A maior parte das pessoas passa por esse momento entre os 40 e 50 anos, mas alguns fatores podem favorecer a aparição dessa condição mais cedo. A utilização de medicamentos anti-histamínicos, antidepressivos e uma dieta não balanceada e quadros como anemia, diabetes, esclerose múltipla e doenças cardiovasculares também podem aumentar as chances da presbiopia precoce.
A presbiopia tem tratamento simples, que consiste na utilização de óculos ou lentes para ajudar os olhos a encontrar o foco da visão mais rapidamente. Para diagnosticar e tratar a presbiopia, consulte seu oftalmologista e aposte em lentes que protegem seus olhos da radiação UV, como Transitions!