Você Lembra De Seus Primeiros Óculos? - Guia De Óculos
Oculos Historias Capa
/Variedades

Você Lembra de Seus Primeiros Óculos?

Tem gente que sempre quis usar óculos, outras pessoas relutaram a aceitar que precisavam das lentes para ajudar a ver melhor. No passado, usar óculos não era tão legal, principalmente na infância e na adolescência. Hoje, o acessório já é item de moda e tem gente que usa mesmo sem precisar. Veja algumas histórias!

Thais_Mayume_Guia A produtora e editora de vídeos Thaís Mayume Carvalho Higa, 27 anos, começou a usar óculos já adulta. A necessidade veio por conta do trabalho com vídeos e seu primeiro modelo de armação foi retangular, de acetato e azul. “Hoje tenho dois, um aviador de aro dourado e um óculos quadrado de acetato preto”, conta. Na hora de escolher o modelo, Thais procura conforto. “Levo em conta nas armações que elas não levantem muito com as minhas bochechas e que tenham suporte para o nariz (tenho o nariz muito pequeno), além de serem leves”. Para as lentes, ela prefere tratamento antirreflexo.

Marta_GuiaA analista Martha Domingues, 28 anos, sempre quis usar óculos. Antes de saber que era míope, aos 14 anos, tentou mentir em uma exame oftalmológico. “Quando comecei a usar achava um máximo! Hoje curto usar de vez em quando”, confessa. No começo, seu sonho de consumo era uma armação de fio de nylon. “Na época, minha mãe não me deu, porque disse que eu ia quebrar”, conta. Hoje ela tem dois modelos: uma onde as lentes são parafusadas nas hastes e outra quadrada, de acetato.

Ju_Protasio_GuiaA redatora Juliana Protásio, 34 anos, percebeu que precisa de óculos aos oito anos de idade. No começo, a amação clara de acetato fazia com ela tivesse vergonha de usar óculos. Hoje, 26 anos depois, o acetato é um dos materiais preferidos para as armações. “Eu gosto muito dos meus óculos, fazem parte de meu estilo e personalidade”, conta. Se na adolescência os óculos carregavam um especial estigma de feiúra, atualmente eles já assumiram um patamar de acessório fashion. “Gostaria de ter uma coleção de armações para trocar de acordo com o humor, ocasião ou roupa”, diz Juliana, que usa óculos para corrigir a miopia e o astigmatismo. Para as lentes, ele optou por um material mais fino e tratamento antirreflexo.

A assessora de imprensa Margarete Novato Storto, 35 anos, usa óculos desde os 10 anos. Com 4 graus de miopia, ela prefere as armações de acetato, que são mais resistentes e modernas. Ela diz não ter problema com os óculos: “Já me acostumei”, confessa. Em algumas ocasiões, gostaria de ter mais de uma armação. “Só é chato quando está sol, pois não posso variar os óculos escuros e quando vou a festas. Aí não tem jeito, tenho que recorrer às lentes de contato”, diz.

Ju_Matheus_GuiaA atriz Juliana Matheus, 29 anos, usa óculos há menos de um mês. Para sua estreia, ela escolheu uma armação de acetato quadrada com estampa de tartaruga. “Confesso que eu sempre quis usar óculos, porque acho estiloso e dá um ar de seriedade”, diz Juliana, que hoje tem miopia e astigmatismo. Para as lentes, ela escolheu tratamento antirreflexo.

Ernandes_GuiaO jornalista Ernandes Rodrigues da Silva, 46 anos, usa óculos desde os seis anos de idade. Quando criança, os óculos eram motivo de vergonha, porque as outras crianças zombavam dele. “Eu usava modelos de acetato, praticamente inquebráveis, mas eu vivia quebrando ou riscando as lentes”, conta. Na adolescência, as lentes grossas também o deixavam envergonhado. Naquela época, a tecnologia das lentes não evitava o efeito “fundo de garrafa” como acontece hoje, por isso muitas vezes ele optava por usar lentes de contato. Hoje as lentes de alto índice já são feitas de um material mais fino e leve, por isso Ernandes voltou a usar os óculos para corrigir a presbiopia. Para as armações, ele prefere as mais leves e resistentes. Para as lentes, ele usa o tratamento fotossenssível da Transitions.