/Saúde
Cuidados básicos para o pós-operatório
Apesar de parecerem mais simples do que outros tipos de procedimentos cirúrgicos, não se deixe enganar: cirurgias oculares, como as de catarata, glaucoma, etc, também exigem uma série de cuidados durante o pós-operatório.
A seguir você verá algumas dicas gerais que servem para todos os procedimentos, mas sempre converse com o seu médico para saber se o seu tipo de cirurgia exige algum cuidado especial.
- Evite praticar exercícios físicos ou atividades que possam oferecer algum risco de impacto da região dos olhos, como, por exemplo, carregar crianças ou levantar peso.
- Não coce os olhos. Além de aumentar o risco de infecções, depois da cirurgia essa área certamente estará mais sensível e deverá ser preservada.
- A maioria das cirurgias exige que você pingue colírios durante o pós-operatório. Antes de aplicá-los, lave bem as mãos e nunca encoste o tubo no olho ou na pele.
- Na dúvida se a gota de colírio caiu ou não, pingue o remédio mais uma vez.
- Se for necessário pingar mais de um colírio, deixe um intervalo de pelo menos cinco minutos entre eles.
- As mãos são um grande vetor de contaminação. Além disso, por mais que tomemos cuidado, elas estão sempre próximas ao rosto e aos olhos. Para evitar contaminações, mantenha-as sempre limpas.