Os Tipos de Conjuntivite
Uma das patologias mais recorrentes nos olhos é a conjuntivite, que pode ser causada por vírus, bactéria ou por uma simples alergia que gera incômodo ocular. A conjuntivite consiste na inflamação da conjuntiva, que é a membrana que reveste a parte interna das pálpebras.
A forma alérgica da doença é bastante comum, pois as pessoas costumam ficar expostas a fatores que contribuem com o aparecimento de reações alérgicas, como ácaros, poeira e pelos de animais. Ela não é transmissível e geralmente afeta pessoas que já têm alergia ou são portadoras de rinite e de bronquite. Nesse caso, a melhor forma de prevenir e tratar a doença é combater a causa do acúmulo e contato com elementos alérgicos.
Os tipos mais graves da conjuntivite são as causadas por vírus e por bactéria, pois são altamente contagiosas. Elas acontecem quando um micro-organismo infecta a membrana conjuntiva. Os sintomas da conjuntivite viral incluem irritação nos olhos, com a sensação de que há areia dentro deles, e muito lacrimejamento. O tratamento consiste em hidratar e limpar os olhos com compressas frias e utilizar um colírio adequado indicado pelo médico. Esse tipo da doença leva em torno de duas semanas para ser curada.
Já a conjuntivite bacteriana gera um acúmulo de secreção amarelada e inchaço na região dos olhos. Ela dura em média uma semana e deve ser tratada com colírios e antibióticos. Há ainda um tipo menos comum da doença: a conjuntivite tóxica. Ela é causada por fatores externos, como a contaminação por substâncias químicas, cloro, fumaça de cigarro ou poluição.
Para prevenir todos os tipos de conjuntivite é indicado manter uma boa higiene pessoal, evitar mexer nos olhos antes de lavar as mãos e sempre proteger os olhos. O uso de óculos com proteção contra raios UV também é uma boa opção para deixar a vista sempre protegida de vírus, bactérias e elementos causadores de irritação nos olhos.