O Barato Pode Sair Caro - Guia De Óculos
óculos pirata
/Saúde

O Barato Pode Sair Caro

Variedade de modelos, preços bem atraentes e o que parece ser uma boa opção de compra de óculos com lentes irregulares podem trazer sérios riscos à saúde ocular. A venda de óculos piratas representa não só um enorme prejuízo à economia por causa da sonegação de impostos, mas também um dano à saúde.

No caso de óculos para corrigir a visão, as lentes podem não corresponder à receita adequada, o que faz com que a vista seja forçada e a imagem chegue ao cérebro de maneira embaçada. Em casos mais avançados, as consequências são ainda piores: a capacidade visual da pessoa pode ser prejudicada pelo resto da vida.

De acordo com um levantamento do Fórum Nacional contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP), 41% dos óculos vendidos no Brasil em 2012 eram falsos. Às vezes, os danos causados pelo uso de óculos com lentes irregulares não são sentidos instantaneamente. De acordo com o médico Renato Ferreira, o uso de óculos falsificados pode causar lesões na conjuntiva e facilitar o desenvolvimento de tumores e de catarata.

Nos óculos de sol o maior problema é a ausência de proteção contra os raios UV. “Como não há proteção contra raios ultravioletas, a absorção da radiação solar aumenta e os olhos ficam totalmente desprotegidos. Isso pode gerar lesões na pálpebra, inflamações na córnea e desconforto ocular. A longo prazo, os danos podem ser ainda maiores, causando por exemplo, degeneração macular”, acrescenta o médico.

Na hora de escolher os óculos, sejam escuros ou para corrigir a visão, o mais importante é ficar atento à qualidade e a procedência das lentes. O valor mais barato no bolso traz vários à visão não vale a pena quando o assunto é saúde.