Exame de fundo de olho: para quê serve?
A gente aposta que você nem imagina a quantidade de problemas oculares e não oculares que o exame de fundo de olho pode ajudar a detectar. Mais do que isso, você não tem ideia de como ele pode ser importante para sua saúde por permitir um diagnóstico precoce de várias doenças. Então, se você é daqueles que vive escapando das visitas ao oftalmologista, é melhor se atentar a esse texto 🙂
O exame de fundo de olho tem como função avaliar as condições do líquido do olho, da retina, dos vasos sanguíneos e do nervo óptico, responsável por levar os estímulos visuais já convertidos em sinais elétricos ao cérebro. Por meio dessas avaliações, os médicos podem realizar um diagnóstico precoce de doenças oculares e não oculares, como glaucoma, distúrbios na retina, diabetes, câncer, leucemia, AIDS, inflamações reumáticas, tuberculose, toxoplasmose e desequilíbrios da tireoide.
Todas as pessoas devem ser submetidas ao exame de fundo de olho, inclusive as crianças. De acordo com especialista, o ideal seria que os bebês fossem submetidos ao exame logo após o nascimento, principalmente os que nascem prematuros e os filhos de mães que tiveram infecções durante a gestação.
A periodicidade para a realização do exame deve ser estipulada pelo oftalmologista, pois varia caso a caso. De maneira geral, pessoas que apresentam doenças que predispõem males na região dos olhos precisam fazer o exame anualmente, principalmente se passaram dos 40 anos. Porém, nada impede que o oftalmologista estipule outra periodicidade, levando em conta o histórico do paciente.
E aí, se convenceu da importância do exame de fundo de olho? Então, que tal marcar já uma consulta no oftalmologista de sua confiança? Sua saúde agradece! 🙂