Equipamentos oftalmológicos: uma visão ampliada.
Sai ano, entra ano e quando a gente vai fazer a revisão oftalmológica vêm as mesmas perguntas. Para que esses aparelhos todos? Tem que fazer tudo de novo?
Fonte: Pexels.
É lógico que cada paciente tem uma demanda, mas para acalmar nosso coração, satisfazer a nossa curiosidade e saber se os procedimentos necessários para o exame da visão e confecção dos óculos de grau estão corretos, vale a pena conhecer os principais e tão importantes equipamentos oftalmológicos.
Começamos com o Biomicroscópio ou lâmpada de fenda
Utilizado para avaliar a pálpebra, a íris, a esclera, a conjuntiva, o cristalino e a córnea este microscópio possui um suporte para estabilizar o queixo e a testa do paciente enquanto incide uma fenda de luz de alta intensidade na região ocular.
Fonte: Pexels.
Oftalmoscópio
Permite olhar bem no fundo dos seus olhos. Com esse bastão composto por um espelho angulado, várias lentes e uma fonte de luz vermelha, é possível mapear 30 graus do globo ocular e detectar indícios de doenças importantes, como glaucoma e catarata.
Fonte: Pexels.
Refrator
Talvez esse seja um dos mais conhecidos, usado para identificar algum erro de refração no paciente, qual o grau necessário para os óculos e lentes de contato.
Fonte: Pexels.
Retinógrafo
Um dos equipamentos mais avançados. Seu sistema de mapeamento e avaliação da retina possui angiografia baseado em imagens digitais com detalhes em alto contraste e alta resolução. Atua com precisão nos diagnósticos de Retinopatia Prematura e o Retinoblastoma, é também integrado ao sistema de telemedicina.
Fonte: Pexels.
Tonômetro
Se há suspeita de glaucoma é ele que é requisitado. Esse é o aparelho que mede a pressão ocular, muito importante que pode salvar sua visão.
Nas óticas, alguns aparelhos também são fundamentais.
Lensômetro
Utilizado tanto nas óticas quanto pelos oftalmologistas para conferir o grau das lentes, garante resultados mais precisos na versão digital, mais comum hoje em dia.
Fonte: Pexels
Pupilômetro
Esse que parece um binóculo é utilizado pelo consultor para obter duas medidas imprescindíveis para que os óculos funcionem no rosto, a distância pupilar e a distância nasopupilar.
Fonte: Pexels
Gostou? Agora é marcar a consulta e ir sabendo tudo!