Entre Fios E Os Aros - Guia De Óculos
cortexarmacao destaque
/Estilo

Entre Fios e os Aros

Quem usa óculos sabe que o acessório faz parte da persona que se apresenta nas ruas todos os dias. Muitas pessoas incorporam como parte do estilo pessoal, mas outras preferem modelos mais discretos, quase imperceptíveis. E como combinar essas escolhas com os cabelos?

Para o visagista (profissional especializado em harmonia e estética do rosto) Ed Santana, do salão Descabelado, de Salvador (BA), em estilo não existe certo e errado, mas composições de formas que podem criar diferentes efeitos no visual. Por isso, é preciso ter em mente o que você quer destacar em seu estilo e levar em conta o formato do rosto (leia mais aqui), do cabelo (leia mais aqui) e da armação (leia mais aqui).

“O cabelo liso e louro, que costuma ser uma preferência da mulher brasileira, potencializa o efeito das armações. A escolha do modelo nesse caso é a uma opção por chamar atenção para os óculos ou não”, exemplifica. Com esse estilo de cabelo, ele explica que as armações de acetato ficam em evidência, marcando bastante o rosto. Porém, um modelo como o popular Aviador pode deixar o olhar caído.

Guia-Cortes-Cavelo-materia

“Já os cabelos volumosos, ondulados e com corte repicado criam um desenho fora da cabeça que suaviza o visual das armações de maneira geral”, continua. Na opinião do visagista, pessoas que adotam esse estilo de cabelo encontram maior liberdade para a escolha de modelos de formatos e cores mais marcantes, sem necessariamente salientar a armação.

Franja x Óculos
Os óculos não precisam brigar com a franja, diferente do que pode se pensar. Com um corte reto, a franja pode acentuar os óculos, o que é uma opção ideal para quem tem o acessório como parte de sua marca pessoal. Por outro lado, com um comprimento maior e formato irregular, pode também ajudar a camuflar a armação.

Por fim, Ed lembra uma dica importante: na hora de escolher a armação, qualquer que seja o corte ou a textura do cabelo, é sempre necessário se afastar um pouco do espelho para observar o resultado. Somente com um pouco de distância é possível ter uma visão mais geral da composição entre corte, rosto e a armação, e perceber o resultado que ela proporciona.