Armações Pesadas - Guia De Óculos
pesada2
/Variedades

Armações Pesadas

Por Miguel Giannini, esteta ótico e designer de armação

Ninguém é obrigado a seguir as tendências da moda, menos ainda quando se trata de armações de óculos, mas tem obrigação de cuidar da saúde dos olhos. E para quem já é usuário, muita atenção com a pele sobre o nariz. Pessoas com altos graus de miopia, hipermetropia ou astigmatismo, devem estar atentas ao peso dos óculos. Se o uso constante marca ou fere a região, a atitude mais sensata é mudar de armação.

A obrigatoriedade do uso de óculos exige alguns cuidados importantes, como buscar armações e lentes de materiais leves. Peças com aros pequenos e estruturas finas de metal ou acetato têm pouco peso e oferecem mais conforto físico. Armações grandes frequentemente pesam além do necessário e são inadequadas para o uso constante na escola ou no trabalho. Horas usando peças pesadas pode levar ao desconforto e causar marcas na pele.

Não há necessidade de “carregar” última tendência sobre o nariz. Não raro, homens e mulheres se queixam do peso excessivo exatamente porque seguem literalmente as tendências de moda. Nesses casos, minha observação é sempre a mesma: óculos pequenos e escolhidos com técnica, atenção e paciência dificilmente causam problemas. Modelos que estão na moda podem ser usados, sem dúvida alguma, mas com parcimônia, por poucas horas ao longo do dia. O peso pode provocar dores sobre o septo nasal que às vezes se irradia até a face. Sem falar nas marcas da pele, que precisam ser observadas e cuidadas para não se tornem permanentes e causadoras de males maiores.