ACUIDADE VISUAL: O QUE É? - Guia De Óculos
iStock 930865002
/Saúde

ACUIDADE VISUAL: O QUE É?

Acuidade visual, ou simplesmente a sigla AV, é a aptidão do olho para distinguir os detalhes espaciais.

 

Em outras palavras, é a capacidade dos seus olhinhos para identificar a forma e o contorno dos objetos.

 

Várias doenças podem causar baixo nível de visão, mas por exemplo, portadores de miopias, que ao utilizar óculos ou lentes de contato vêem nitidamente, não são diagnosticados com “baixa visão”. A baixa acuidade visual ocorre quando o nível de visão, mesmo com a melhor correção óptica permanece inferior ao considerado “normal”.

 

A acuidade visual pode ser medida mostrando-se objetos de tamanhos diferentes ao paciente e que se encontram a uma mesma distância do olho. A forma mais correta para medir a acuidade é no consultório oftalmológico, e utiliza-se, normalmente, a Tabela de Snellen.

 

Imagem: Tabela de Snellen

 

Essa tabela contém uma série progressiva de fileiras de letras, e o teste consiste em ler essas linhas de letras que vão diminuindo sucessivamente.

 

A avaliação é realizada com a tabela posicionada a uma distância padrão do paciente, e cada linha da tabela corresponde a uma fração, representativa da acuidade visual. Lembrando que cada olho deve ser testado separadamente, hein? 😉

A Tabela de Snellen é o método mais comum para testar a acuidade visual, mas quando a pessoa não é familiarizada com o alfabeto podem se utilizar outras tabelas! Existem métodos como a tabela de numerais ou a Tabela Optotipos, aconselhada para crianças pequenas.

Tabela de Snellen

          Tabela de Snellen

 

As tabelas, além de outros métodos empregados no consultório, são os meios com que oftalmologistas conseguem diagnosticar diversos problemas na visão. A partir daí, é só entender os melhores métodos para fazer com que todo mundo possa enxergar o melhor da vida! 😉